terça-feira, 28 de maio de 2013

Minhas reflexões sobre a aprendizagem no contexto das novas tecnologias.


Minhas reflexões sobre a aprendizagem no contexto das novas tecnologias.

Minha primeira reflexão é sobre o paradoxo que vivenciamos hoje na educação. Em uma sociedade conhecida como a “sociedade da informação”, o fracasso escolar é o fator paradoxal citado por Pozo, mesmo a despeito da grande disponibilidade de conhecimento em todos campos e, é sem dúvida a grande incógnita do processo educacional. Tal contradição pode ser explicada pela falta de uma efetiva atualização nas práticas pedagógicas frente às constantes inovações tecnológicas que, segundo Antônio Nóvoa, esse problema acima apresentado pode ser resolvida por uma formação continuada ao longo da vida profissional dos professores.  
A segunda reflexão é sobre a ponderação do professor Lasdilau sobre do papel do professor como organizador e articulador da aprendizagem ao invés de ser mero reprodutor do conhecimento. Ele sugere uma maior interação entre a escola e a sociedade, principalmente no uso mais intenso das novas tecnologias e cita a televisão como um exemplo de disseminação de cultura e conhecimento se usada de forma correta.  
Em todo material analisado até o momento aponta para uma escola carente de uma abordagem atual, inovadora e que aproveite bem as ferramentas das novas tecnologias para tornar a educação significativa para o estudante e eficaz para a sociedade.

Um comentário:

  1. Boa reflexão professor Donizete! Estar atualizado com as inovações tecnológicas hoje é imprescindível para qualquer professor.

    ResponderExcluir

Jogos

.