quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mobilidade Interna da População Rondoniense

Donizete Macedo
A população autóctone do território de Rondônia era muito pequena antes da década de 70. O crescimento populacional se deu a partir do programa de integração do Governo Federal com concessão de terras  através do Instituto  Nacional Colonização e Reforma Agrária – INCRA. O Programa tinha como principal objetivo atrair os agricultores expropriados na região Centro-Sul do país.




Os primeiros colonos a chegarem na região eram selecionados e se aprovados, recebiam um lote de 100 hectares (42 alqueires). Essa área era denominada “parcela” o dono passava a ser chamado de parceleiro porém,  muitos, por vários motivos, não se fixava na terra  vendiam o seu direito para os recém chegados e iam para as cidades ou tentava conseguir um lote em uma outra nova gleba que estavam sendo aberta.

A mobilidade interna se intensificou  na década de 80 principalmente por aqueles agricultores  que viviam e trabalhavam em propriedade alheia ou pelos filhos de proprietários que se casavam e iam buscar terras em outras partes do estado. Os futuros municípios que mais receberam migrantes internos nessa época  foram  Mirante da Serra, Machadinho do Oeste, Urupá, São Miguel do Guaporé, Corumbiara,  Alvorada do Oeste, N. Brasilândia,  entre outros.  Já nos anos 90 foi a vez de Buritis, Cujubim, Monte Negro, Vale do Anari,  etc. Do ano dois mil até o presente a mobilidade da população  ocorre mais em direção ao norte do Estado, como exemplos pode citar os distritos União Bandeirantes,  Jacinópolis,  Rio Pardo,  Nova Dimensão, Calama, entre outros.


Donizete Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos

.